top of page

Abóbora (Cabotchan, moranga ou rasteira)

COMPOSIÇÃO: Betacaroteno, Vitamina C, Sais minerais: Cálcio, Fósforo, Ferro, Fibras.

MODO DE CONSUMO: Saladas, refogados, sopas, caldos, recheios de lasanhas e suflês – Atenção: os nutrientes estão na casca, então é preciso comê-la junto.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Previne doenças intestinais, como o câncer, por exemplo, devido ao grande teor de fibras, principalmente na casca; tem ação oxidante.

COMPOSIÇÃO: Vitamina A, C, Niacina (vitamina B3), Fibras; Sais minerais (ferro, fósforo e cálcio e Ácido fólico..

MODO DE CONSUMO: Folhas e talos, em saladas, refogados e sopas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Cálculos biliares: Misturar com suco de agrião (partes iguais) 1 copo por dia em jejum; Prisão de ventre: ½ copo de suco de acelga + 1 colher de sopa de azeite; Hemorróidas, feridas em geral, úlceras, contusões, furúnculos e queimaduras: fazer cataplasma com as folhas e colocar sobre o local. 

 

COMPOSIÇÃO: Proteínas, Cálcio, Fósforo, Ferro, Vitamina A , Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina C.

MODO DE CONSUMO: Sopas, saladas, purês, etc. As sementes também podem ser tostadas, temperadas, e servidas como aperitivo.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Seu grande teor de betacaroteno, é grande auxiliar na prevenção de várias doenças, tais como câncer, cardiopatias, catarata e derrame cerebral.

Sementes: são  muito utilizadas no tratamento da próstata aumentada;

- consumidas cruas, sem casca, combatem os parasitas intestinais.

- cozidas em água, são eficazes contra a bronquite.

- torradas ou cozidas, são purgativas.

- mastigadas em jejum, funcionam como poderoso vermífugo.

DICIONÁRIO DE HORTALIÇAS

Abobrinha Italiana ou Abóbora-de-moita

Acelga crespa, Acelga de Cardo, Acelga Japonesa

Agrião (Aquático ou terrestre)

Alcachofra

COMPOSIÇÃO: Rica em proteínas e fibras; Sais minerais: manganês, potássio, enxofre, silício, magnésio, fósforo, iodo, ferro;  Vitaminas: A, B1, B2, B3, C; e Ácido Fólico

MODO DE CONSUMO: Consome-se inteira, cozida em água ou no vapor, sendo que as partes inferiores podem ser gratinadas, ingeridas cruas, como aperitivo (com azeite, ou limão), ou ainda em saladas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol; Baixa a pressão arterial; É diurética; Protege o fígado e a vesícula biliar; É antioxidante; Reduz o nível do ácido úrico; Auxilia a digestão.

COMPOSIÇÃO: Fibras);  Proteínas; Cálcio; Fósforo; Ferro; Sódio; Potássio e Glicídios.

ATENÇÃO: Devido a esta concentração de glicídios, não é recomendável para diabéticos. As suas folhas são riquíssimas em vitamina A; Complexo B; Vitamina C; Potássio; Cálcio e Ferro.

MODO DE CONSUMO: Pode-se servir ralada, crua, simples ou em saladas, cozida, em sopas, em conserva, bolos, pudins, tortas, mousses, e sucos.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Ajuda na prevenção do câncer devido ao grande teor de anti-oxidantes; Fígado e vesícula como excelente auxiliar nos distúrbios desses órgãos; Sistema Imunológico, ajudando a reforçar o sistema de defesa do organismo; Gripe e febre, como suco é um bom remédio para combatê-las; Anemia como bom auxiliar, graças ao bom teor de ferro que possui; Cálculos renais podem ser aliviados, tomando-se caldo de beterraba fervida, pelo menos, 3 vezes ao dia – descongestiona as vias urinárias; Supra-renais e hipófise, pois é uma hortaliça que alimenta e protege essas glândulas de secreção interna; Laxante, pois o suco é refrescante e eficiente na eliminação das fezes.

Alho-Poró

Alface (crespa, lisa, roxa e americana)

COMPOSIÇÃORico em sais minerais: ferro, cálcio, fósforo; proteínas;  vitaminas A, B1, B2 e C; celulose (fibras)

MODO DE CONSUMO :   A maioria das pessoas prefere a parte mais polpuda da base, pois as folhas são mais amargas, lembrando a cebola. É usado em muitos pratos, pode ser usado numa sopa; refogado, pode ser servido grelhado, acompanhando legumes, etc.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Age contra o câncer; reduz o colesterol.

COMPOSIÇÃO: Vitaminas A, B, B 2, E, F, PP; Sais Minerais: fósforo, cálcio, ferro, cobre, iodo, magnésio, zinco, enxofre, potássio, sódio.

MODO DE CONSUMO  → Pode-se comê-lo cru, em saladas, ou cozido, em sopas , suflês,  – tem um forte sabor, devido à presença de iodo em sua composição, não se devendo desprezar os talos.

ATENÇÃO:  Pessoas com  problemas renais devem evitar o agrião.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Controla as taxas de açúcar do sangue; o Potássio mantém a pressão arterial sob controle; tem ação antiinflamatória; é diurético; combate o ácido úrico, a tuberculose; o raquitismo; o cálculo renal; a cistite; os efeitos maléficos da nicotina; a bronquite (quando misturado com o mel) e a falta de apetite.

Aspargo

COMPOSIÇÃO: Sais minerais (fósforo, cálcio; potássio; iodo;   ferro;  manganês; magnésio); Vitaminas A, B, C, D, E; e Fibras.

MODO DE CONSUMO: Pode ser usada crua, em saladas, ou cozida, em sopas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Insônia; Diabetes; Bronquite;  Reumatismo; Artrite;  Ansiedade; Diurese; Anemia (temperar com gotas de limão); Tem grande teor de água, daí o seu consumo ser muito indicado para pessoas que fazem dietas de emagrecimento; É de fácil digestão, refrescante e diurética.

COMPOSIÇÃO: Proteínas, Fósforo; Cálcio; Ferro; Sódio; Potássio; Fibras; Carboidratos; Amido; Vitaminas do grupo B; Vitamina C; Ácidofólico; Enxofre; Magnésio; Zinco.

OBS.: Alguns desses nutrientes se perdem durante o cozimento; lembre-se de que a casca da batata é comestível e quando o cozimento é feito com a casca, a perda de nutrientes é menor.

MODO DE CONSUMO: Cozidos, ensopados, assados e fritos.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Como medida paliativa, pode-se colocar rodelas de batata crua sobre a testa, por exemplo; Irritações da pele, picadas de insetos  → Usar batata crua ralada sobre o local atingido; Irritações do estômago e dos intestinos → Tomar suco de batata crua, em jejum, eventualmente, ajuda a combater esses males; Cãimbras de gestantes:  Comer batatas cozidas, ajuda a eliminar esse mal-estar, devido ao potássio contido nelas; Olheiras: colocar rodelas de batata crua em cima das pálpebras, durante, pelo menos, 15 minutos; Doenças renais: Algumas dessas doenças podem ser aliviadas, através da ingestão de batatas, graças ao alto teor de potássio que possuem – além do efeito diurético, mantém equilibrado o pH do organismo (potencial Hidrogeniônico: regula o binômio ácido/base, do corpo)

COMPOSIÇÃO: Vitaminas A, B (ácido fólio) e C; Sais minerais, Ferro; Cálcio; Magnésio; Fósforo; Glutadiona (antioxidante – anticancerígeno); com alto conteúdo de água (mais de 90%).

MODO DE CONSUMO :  É mais comum em  conserva, mas pode ser servido fresco, em sopas, refogados, suflês ou saladas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Não deve ser consumido por pessoas que apresentam alto teor de ácido úrico no sangue (gota), pois um dos seus componentes, a purina, causa aumento da crise da doença; Auxilia a digestão; Tem leve ação diurética e sedativa.

Almeirão

Batata comum ou Inglesa

Batata-barôa ou Mandioquinha

Bardana (Bradana, Gobô, Labaca)

Batata-dôce

Bertalha

Berinjela

Beterraba

COMPOSIÇÃO: As folhas são boa fonte de Vitaminas A, B e C; Cálcio Ferro (1,2mg); Fósforo; em menor quantidade: flúor; magnésio; potássio;  sódio; cobre; cloro; manganês; silício; zinco. Quando crua, é rica em fibras e vitamina C.

ATENÇÃO: Não é recomendável consumir grandes quantidades por dia (cerca de 500g), tendo em vista o alto teor de ácido oxálico que contém.

MODO DE CONSUMO: Pode-se consumir a Bertalha em forma de salada, ou refogada, em sopa, omelete, acrescentada a cozidos, etc.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: É uma hortaliça muito utilizada como  auxiliar no combate a doenças do fígado e nas hemorragias ocorridas depois do parto.

ATENÇÃO: No início da gravidez deve ser evitado o seu consumo exagerado, porque a vitamina A não é facilmente digerida pelo organismo, podendo causar lesões no feto em formação.

 

COMPOSIÇÃO: Comparando-se com os outros tipos de batata, é mais rica em Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, Betacaroteno (pró-Vitamina A), Vitaminas do Complexo B (principalmente, Niacina), Vitamina C (que se perde, em parte, no cozimento) e amido (daí o seu grande valor energético, indicada para pessoas em convalescença, bem como para idosos e crianças.

MODO DE CONSUMO: Em sopas, ensopados,  cremes, papinhas, caldos, como também na forma de pães, purês, suflês, nhoques, bolos, sucos e as folhas, em saladas. Ao preparar, evite descascar, raspando-a somente.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Mantém a saúde da pele, sistema nervoso e aparelho digestivo (graças à Niacina),  assim como promove razoável ação diurética.

 

COMPOSIÇÃO: Idêntica a da batata comum (ou inglesa), porém com maior teor de Betacaroteno (provitamina A), Carboidratos; Sais Minerais (Ferro, Cálcio, Fósforo, Potássio). As folhas contêm: Betacaroteno, Vitamina C e Vitaminas do Complexo B.

MODO DE CONSUMO: Identicamente a batata comum, pode-se consumir em forma de purê, suflê, creme, no forno e de uma série de outras maneiras. As folhas, com alto valor nutritivo, na maioria das vezes, são desprezadas pelos consumidores, mas podem e devem ser consumidas como as outras verduras.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: É indicada no tratamento de cegueira noturna, da seborréia do couro cabeludo e em infecções das vias respiratórias. Pelo seu conteúdo de betacaroteno, previne doenças cardíacas, derrame e diversos cânceres A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

 

COMPOSIÇÃO:  Fibras; Glicídios; Proteínas, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Potássio, Carboidratos, Vitaminas A, B1, B2, B3, B5 (Niacina) e C; Cobre; Enxofre;  Magnésio.

MODO DE CONSUMO: Frita à milanesa; ao forno; ensopada, recheada, salada e omeleteles. Obs.: Cuidado: é uma hortaliça que absorve muita gordura durante o cozimento, cerca de quatro vezes mais do que a batata frita.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Diminui o colesterol, controla os níveis de triglicerídeos e reduz a ação das gorduras sobre o fígado, ação comprovada cientificamente e amplamente divulgada; o suco da berinjela é usado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra, funcionando como um poderoso diurético; é indicada para auxiliar o tratamento de artrite, gota, reumatismo, diabetes; tem poder laxante, indicada, portanto, nos casos de prisão de ventre; Combate a asma e a bronquite; é estimulante do fígado e pâncreas; indicada para quem quer emagrecer, por ter um bom nível de Vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de potássio, cálcio e magnésio, como já foi dito; combate as verrugas, esfregando-se o seu suco, várias vezes ao dia. 

COMPOSIÇÃO: Vitaminas A; C; Complexo B; Betacaroteno; Sais minerais: Cálcio;  Fósforo; Ferro.

MODO DE CONSUMO : - Saladas cruas (em pequenas quantidades, por ter sabor amargo – para diminuir esse sabor, devem ser cortados os talos e passados em água fria corrente); - Refogado, como acompanhamento para feijões e outros pratos.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Abre o apetite; Estimula o funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

 

COMPOSIÇÃO: Vitamina B1; Cálcio; Ferro; Fósforo.

Na raiz: Proteínas; Glicídios; Fibras; Cálcio; Fósforo; Ferro; Vitamina A, B1 e vitamina C.

MODO DE CONSUMOAs raízes podem ser cozidas e usadas em ensopados e feijões; as folhas também podem ser cozidas e usadas como verdura. Na raiz da bardana, o maior potencial energético está na casca, portanto ela não deve ser retirada, para que não se percam as suas potencialidades. Remova bem a terra, escovando, mas não descascando. Durante o cozimento, a coloração escurece, o que é normal, devido ao ácido tânico, uma substância sem sabor e inofensiva ao organismo. Para evitar isso, basta deixar a raiz de molho em água com algumas gotas de limão.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: A  bardana tem espantosa atividade terapêutica, sendo indicada como: fortificante; estimulante do sistema nervoso; antiinflamatória; analgésica; estimulante do couro cabeludo; útil no combate à bronquite; calmante; diurética; antianêmica; auxiliar no tratamento de cálculos renais e biliares; normalizadora da glicemia em diabéticos, devido ao princípio ativo contido nas raízes (inulina) que estimula o pâncreas na produção de glicose. Partes da planta que podem ser utilizadas: Folhas: são esmagadas e aplicadas em forma de cataplasma (para doenças da pele, devido à sua ação bactericida).

HOMEOPATIA: A tintura da raiz, dinamizada homeopaticamente, é empregada contra acne, furúnculo, eczema do couro cabeludo) e nos bloqueios do metabolismo.

Contra-indicações: Não se recomenda sua aplicação terapêutica em crianças e pessoas com diarréia ou feridas abertas. Em pessoas sensíveis, pode haver irritação dérmica e/ou ocular. Eis mais um motivo para que não se faça auto-medicação, em hipótese alguma – a consulta ao médico ou a um naturopata devidamente qualificado é altamente recomendável.

Brócoli

Chicória

Chuchu

Cará (Inhame)

Brotos em Geral (soja, alfafa, trigo, lentilha, arroz integral, grão de bico, gergelim, linhaça)

Cenoura

Cebola

COMPOSIÇÃO :  É rico em carboidratos e serve como boa fonte de energia. Não é tão calórico quanto a bata inglesa ou a batata doce, porque é composto por mais de 80% de água. Contém ainda carboidratos, proteinas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, vitaminas B1 e B2.

MODO DE CONSUMO: Além das maneiras já citadas, o cará pode ser usado para preparar pães, doces e no acompanhamento de pratos salgados em geral. Em todo o nordeste do Brasil, é muito comum, logo pela manhã, servir o cará ou o inhame cozido, com mel ou melado por cima.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :

Recomendável: Para quem tem grandes desgastes físicos (atletas, trabalhadores braçais, etc.), porque é altamente energético e de fácil e rápida digestão. Quando é amassado, é ideal para bebês, idosos e convalescentes; Auxilia a digestão; estimula o apetite; auxilia no crescimento.

Observação : Quem tem tendência à prisão de ventre, deve combinar o cará com salada de folhas, pois ele tem pouco teor de  fibras.

 

COMPOSIÇÃO: Fibras, Proteínas; Cálcio; Fósforo; Ferro; Sódio; Potássio; Vitamina A; Vitamina C (que se perde durante o cozimento); Vitamina E; Ácido Fólico; Selênio; Zinco.

MODO DE CONSUMO: Cozidos em saladas, sopas e suflês; frios, sozinhos ou misturados a outros legumes; refogados; gratinados no forno; recheio  de tortas e pastelões, pudins e bolos salgados.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: 

Folhas: São calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais;

Flores:  O caldo é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo.

Flores e folhas: Têm efeito laxativo (devido às fibras que contêm), desintoxicante e regenerador celular;

Ajuda a prevenir e a tratar a anemia;

Protege contra o câncer de pulmão, do cólon e da mama, pois é rico em antioxidantes, betacaroteno e vitaminas C e E;

Protege contra doenças do coração e catarata;

Previne úlceras do estômago: recentes pesquisas de laboratório, mostraram que uma substância química presente no brócolis – sulforafane, elimina a bactéria “helicobacter pylori”, causa direta dos casos de úlceras e câncer do estômago – ela resiste a antibióticos usados para combatê-la.

 

COMPOSIÇÃO: Proteína, Lipídios, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Ácido Fólico;  Vitamina C; Vitaminas do Complexo B; Cloro; Magnésio; Potássio; Enxofre. Contém também pequenas porções de: Zinco; Ferro e Cobre.

MODO DE CONSUMO: Como condimento, realça o sabos no preparo dos pratos, saladas e entradas, sopas e caldos, patês, pães, biscoitos, a milanesa, assada, reacheada, frita, em tortas e bolinhos.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Desde que ingerida crua, pois o cozimento, impede a ação benéfica, que ocorre nos seguintes casos: Algumas infecções do aparelho digestivo: distúrbios do estômago, prisão de ventre, etc.; Diminuição do nível de glicose no sangue; Regula o mau colesterol; Redução da hipertensão; Arteriosclerose; Falta de apetite, O caldo de cebolas fervido, adicionado com mel, é eficaz contra resfriado, gripe, tosse, bronquite e asma; Aumento da diurese; Diminui as  hemorragias nasais, quando colocada, crua, sob o nariz. O suco é muito eficiente nas picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral, quando usado no local da picada; Prevenção do enfarte; Redução dos efeitos da osteoporose.

 

COMPOSIÇÃO :  Beta-Caroteno (durante a digestão, se transforma em vitamina A, muito eficaz para a vista, a pele e as mucosas);  Vitamina C;  Vitamina E;  Fibras; Sais Minerais:  Flúor; Fósforo; Cloro; Potássio; Cálcio; Magnésio;  Sódio;  Iodo;  Manganês;  Silício.

MODO DE CONSUMO:  Crua, em saldas, sanduíches, cozida em ensopados, cremes, purês, patês, assados, bolos e refogados.

INDICAÇÕES  TERAPÊUTICAS :

Protege contra o câncer (principalmente o dos pulmões); Melhora o sistema imunológico, protegendo contra as infecções; As suas fibras auxiliam o funcionamento dos intestinos e a redução do mau colesterol; Tem ação preventiva  nas doenças dos olhos, como catarata, por exemplo.

DICAS :

Para que não se percam os principais nutrientes (alguns deles contidos na casca), não se deve descascar a cenoura.  Basta raspá-la com uma faca ou com uma escova;

 

COMPOSIÇÃO: São riquíssimos em vitaminas, sais minerais, enzimas nutritivas, oligoelementos, aminoácidos, hormônios vegetais, estimulantes biológicos etc.)  a semente, mesmo seca, mantida em lugar úmido, volta a germinar e ainda multiplica os valores nutritivos.

VANTAGENS DO CONSUMO: Os nutricionistas e pesquisadores consideram uma prática ecológica e, além disso, é econômica, pois não se joga quase nada fora. Também rejuvenesce, porque quando os brotos se desenvolvem, há um grande aumento da concentração de DNA, molécula que tem informações vivas, que o organismo usa como matriz para reproduzir novas células e formar novos tecidos, situação que ajuda a revitalizar a pele.

CARACTERÍSTICAS: É a forma mais elementar dos vegetais, chamados de “biogênicos”, significando dizer que geram vida; são os micronutrientes.   Ao comer os brotos, ingerimos a energia vital da planta, pois eles são o ponto mais alto de vitalidade do ciclo dos vegetais.

Exemplo: Um punhado de brotos de rabanete, provenientes de centenas de sementes em um pote de vidro, representa o equivalente a 100 pés da hortaliça crescida, mas que é comida em uma única refeição.

 

COMPOSIÇÃO: Tem Fibras, Beta-Caroteno (que transforma-se em vitamina A), Vitaminas do Complexo B (Riboflavina e Niacina), Proteínas, Sais Minerais, Sódio, Potássio, Fósforo, Cálcio, Silício, Cloro e Ferro.

MODO DE CONSUMO : Tem um sabor amargo, quando ingerida crua, daí ser conveniente refogar, cozinhar, de preferência, no vapor e temperar à vontade.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Eficaz no tratamento e prevenção de distúrbios da vesícula e do fígado; Depurativa do sangue;  Estimula a digestão; Laxante suave; Depurativo dos rins; Previne e auxilia no tratamento das hemorróidas.

 

 

Couve-de-Bruxelas (Repolho de Bruxelas)

Feijões

Couve-Manteiga

Couve-Flor

Escarola

Espinafre

Grão de Bico

Inhame

Jiló

COMPOSIÇÃO: O chuchu contém principalmente Niacina, que é uma vitamina do complexo B, é pobre em nutrientes, tem poucas proteínas, tem sais minerais, Cálcio, Fósforo e Ferro.

MODO DE CONSUMO:  Saladas; frito, ensopado, gratinado, em suflês, cozidos e com molhos. 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS Ideal para alimentação de bebês, pois é de fácil digestão; Cozido, com sal, é auxiliar no tratamento de distúrbios da pressão arterial.

 

COMPOSIÇÃO:  É uma hortaliça rica em Sais Minerais:  Fósforo;  Ferro; Enxofre; Potássio; Vitaminas A, C; e Celulose (fibras).

MODO DE CONSUMO : Ensopada;  cozida; refogada;  crua, em saladas; para aproveitarmos melhor seus nutrientes, devemos cozinhar no vapor ou em fogo baixo com pouca água.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Esta hortaliça tem propriedades semelhantes as propriedades do repolho: previne e auxilia o tratamento de câncer.

 

 

COMPOSIÇÃO : Sais Minerais, Cálcio, Cloro, Enxofre, Ferro, Fósforo, Iodo, Magnésio, Potássio, Sódio, Vitaminas A, Complexo B.

MODO DE CONSUMO: Em cozidos, ensopados, suflês, gratinadas, fritas a milanesa, em bolos, assados e sopas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Auxilia a prevenção do câncer; Mantém a pressão arterial sob controle; Previne a anemia de cardiopatias; Tem efeito desintoxicante.

 

 

COMPOSIÇÃO : Proteínas; Cálcio (Atenção: Tanto quanto o leite de vaca);  Fósforo;  Ferro; Sódio;  Potássio;  Vitaminas  A (Beta-caroteno); Complexo B;  C; K; Celulose;  Fibras (mais nos talos); Ácido Fólico; Bioflavonóides.

OBS.: Mesmo cozida pode causar flatulência (gases intestinais).

MODO DE CONSUMO : A couve pode compor pratos como: cozidos e ensopados; feijoada; feijão tropeiro; tutu à mineira; refogada; saladas cruas, quando são bem melhor aproveitados os seus nutrientes.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:

Previne e combate distúrbios diversos: glândula tireóide; fígado; cálculos (pedras) da vesícula biliar e dos rins; hemorróidas; Tem eficaz efeito para:  rins;  coração; olhos; É desintoxicante; O suco de couve é bastante eficaz no tratamento de úlcera do estômago e do duodeno. O suco deve ser preparado com a couve crua, caso contrário, não fará o efeito desejado. Tomado várias vezes ao dia, em torno de 5 dias, as dores cessam e, após 2 semanas, a úlcera desaparece.

 

COMPOSIÇÃO: É rico em vários sais minerais, Ferro, Sódio, Potássio, Cálcio, Cloro, Fósforo, Magnésio, Vitaminas C, A, Betacaroteno, tem boa fonte de fibras e a maior concentração vegerariana de proteínas.

MODO DE CONSUMO:  É aconselhável utilizar todas as partes do espinafre: flores, folhas e talos, em refogados, sopas, cremes, suflês, recheios diversos (pizza, lasanha, panqueca, etc.).

Também convém aproveitar o caldo, quando for cozinhar a hortaliça, em virtude da grande concentração de nutrientes ali contida. Uma boa medida é cozinhar no vapor, usando panela própria, ou improvisar, através da colocação de uma vasilha (peneira, por exemplo) sobre uma panela maior, com água fervente.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Ótima indicação para pessoas desnutridas e anêmicas, combate a alta pressão do sangue, arteriosclerose e artrites, bom estimulante dos intestinos, principalmente quando ingerido acompanhado de maçã com a casca.

CONTRA-INDICAÇÃO: As pessoas com gastrite e/ou úlcera do estômago (devido à estimulação das secreções gástricas), não devem consumir espinafre. Além disso, como tem grande concentração de ácido oxálico, este interfere na absorção do ferro e do cálcio, além de contribuir para a formação de cálculos (pedras) nos rins e na bexiga, portanto, deve ser consumido com moderação pelas pessoas que têm tendência a esses distúrbios ou que já apresentem os sintomas.

 

 

COMPOSIÇÃO: É muito rica em Vitaminas A, B2 e B5, Sais Minerais, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio. Além disso contém muita celulose (Fibras), sendo recomendada para pessoas que têm problemas intestinais.

MODO DE CONSUMO: A escarola é mais recomendada nas saladas, quando os nutrientes são melhor aproveitados, mas é também muito adequada para usar em sopas, cozidos, recheio de tortas e pizzas. Por ser de fácil digestão, é muito utilizada em vários tipos de dietas, além de ser oferecida cozida para bebês e crianças.     

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Neutraliza a ação dos ácidos do organismo; Depura o sangue; Leve ação laxativa; Estimulante do apetite; Evita o ressecamento da pele; Previne a formação de cálculos nos rins e na vesícula biliar; Estimula o fígado e a vesícula biliar.

 

COMPOSIÇÃO: Rico em Fibras, Ácido Fólico, Proteínas, Vitaminas B1, B2 e B3, Sais Minerais, Ferro, Cálcio, Fósforo, Sódio, Potássio, e Zinco.

MODO DE CONSUMO: Cozido: Para a maioria dos brasileiros, é a maneira mais utilizada, sendo  indispensável durante as refeições. Além de acompanhar o arroz, faz parte de inúmeros pratos, tais como:  feijoada; feijão tropeiro; tutu à mineira e caldos.

INDICAÇÕES TERAPÉUTICAS : O caldo de feijão é muito digestivo, nutritivo e muito utilizado na alimentação de crianças, dos pacientes em convalescença, e idosos. Reduz o mau colesterol, devido às suas fibras e, além disso, regula as taxas de açúcar no sangue.

OBS.: Seu consumo deve ser evitado à noite, pouco antes de deitar, porque sua digestão é mais demorada do que o normal.

 

 

COMPOSIÇÃORico em Proteínas, Fibras e bom teor de Carboidratos, Ferro, Cálcio, Potássio e Vitaminas do Complexo B. Misturado aos cereais, fornece todos os aminoácios essenciais.

MODO DE CONSUMO: É considerado um alimento quase perfeito, sendo servido de inúmeras maneiras, principalmente na culinária do Oriente Médio, podendo-se citar: Pasta com gergelim (Tahine), Cuscuz (usando também Tahine); Bolinhos fritos (prato de origem israelense); Ensopados;     Saladas; Com vegetais   (culinária indiana, vegetariana ou vegana);
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Bem indicado para diabéticos, devido às fibras solúveis contidas em sua composição, que controla as taxas de açúcar no sangue; Diminui a taxa de mau colesterol sangüíneo; Ajuda muitíssimo no combate à anemia, devido à sua boa concentração de Ferro; Evita a hipertensão arterial; Melhora o funcionamento dos intestinos, graças também às suas fibras.

 

 

COMPOSIÇÃO: É uma boa fonte de Carboidratos, Proteínas, Sais Minerais, Cálcio, Fósforo, Ferro, Vitaminas A, C e do complexo B, Ácidos fortes que aumentam a secreção dos sucos gástricos, ajudando assim na digestão dos alimentos.

MODO DE CONSUMO: Como já foi dito, o jiló só deve ser preparado e consumido ainda verde, jamais maduro, podendo ser:  frito ; cozido;  refogado; ensopado, ou como a criatividade culinária indicar.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Estimulante do metabolismo do fígado e vesícula biliar; Regula o aparelho digestivo; Eficaz contra a diarréia; É remineralizante; Útil contra resfriado, gripe e febres (cozido e/ou em infusão); Melhora o estado geral das pessoas enfraquecidas; Eficiente na cura das feridas na boca e da língua.

 

 

COMPOSIÇÃO :  Pobre em gorduras, mas riquíssimo em amido (carboidrato); tem também: Cálcio; Fósforo; Ferro;  Vitaminas B1, B2, B5, C;  Fibras solúveis. 

MODO DE CONSUMO:  O Inhame é muito utilizado na alimentação de crianças e idosos, por ser bastante energético e para dar mais consistência a sopas em geral, e as formas mais comuns de consumo são em ensopados, bolos, bolinhos fritos, tortas, massas e cozido.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Remove impurezas do sangue; Equilibra o sistema imunológico; Previne: - Malária, dengue e febre amarela; Aumenta a fertilidade nas mulheres (contém fitoestrogênios); Auxilia possíveis distúrbios da menopausa; Na forma de emplastro: É excelente coadjuvante no tratamento de furúnculos, abscessos, tumores, quistos sebáceos, verrugas, queimaduras (evita inchaço e dor), hemorróidas, para baixar a febre, etc.

OBSERVAÇÃO : Como preparar o Emplastro:  1 – Descascar o inhame; 2 – Ralar (na parte mais fina do ralador); 3 – Preparar uma porção que dê para cobrir a área a ser tratada; 4 – É aconselhável ralar e acrescentar uma pequena quantidade de gengibre, com a casca;  5 – Misturar com um pouco de farinha (mandioca, milho ou outra qualquer, apenas para formar uma liga uniforme); 6 – Manter umedecida a pasta resultante, para que possa penetrar melhor na pele; 7 – Aplicar o emplastro sobre a região; 8 – Cobrir com gaze ou um pano fino (tipo linho) e nunca com roupa, qualquer material plástico ou sintético; 9 – Observar se, em 2 a 3 horas, houve absorção pela pele, ficando o emplastro totalmente seco, quando deverá ser removido; 10 – Se estiver colado à pele, use água bem morna; 11 – Usar, pelo menos, 2 vezes ao dia, até observar melhora do distúrbio.

Não é aconselhável para pessoas diabéticas nem para as que fazem regime/dieta para emagrecer, devido à grande concentração de carboidrato.

 

 

Ervilha

Fava

COMPOSIÇÃO: Vitaminas A,B e C, Sais Minerais, Ferro, Cálcio, Fósforo, Selênio, Enxofre, Cobre, Potássio, Fibras, e grande teor de Proteínas.

MODO DE CONSUMO:  Na culinária, a ervilha tem muitos usos: é ingrediente de saladas; recheios; omeletes; tortas; empadas; guarnição e como acompanhamento de outros pratos.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Crua: é ótimo tônico para o pâncreas; Suas fibras solúveis, além de ajudarem no bom funcionamento dos intestinos, melhoram as taxas do mau colesterol, retardam a absorção da glicose e ainda equilibram as taxas de açúcar no sangue.

CONTRA-INDICAÇÃO: Quando enlatadas, as ervilhas têm menos nutrientes, a cor e o sabor são diferentes das que são consumidas frescas e/ou congeladas. Além disso, têm grande concentração de purinas, que podem causar distúrbios para quem sofre de gota

 

COMPOSIÇÃO : É rica em Sais Minerais, Fósforo, Magnésio, Ferro, mas tem pouco Cálcio, Proteínas, Vitaminas do complexo B, principalmente.

MODO DE CONSUMO:   Como toda hortaliça desse tipo, precisa ser colocada de molho, antes de preparar para o consumo. Usualmente, é utilizada em: sopas; cozida; purês e principalmente em saladas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : A maior virtude da fava tem sido desenvolvida a partir da extração da Rutina, que é extraída da fava d’anta, na confecção de medicamentos, vitaminas sintéticas, complementos alimentares, etc.  O que se constata é que o Brasil tem a maior reserva do mundo dessa árvore, e chega a produzir 1.300 toneladas de rutina por ano - 62% do mercado mundial.  As principais aplicações da rutina é   na senilidade, retardando o envelhecimento, além de tratar das doenças típicas da idade.

 

Lentilha

Mandioca

Palmito

Milho

Maxixe

Nabo

Pepino

Quiabo

Raiz Forte (Wasabi)

Pimentão

Mostarda

COMPOSIÇÃO: A lentilha tem uma proporção de 60% de Carboidratos e 25% de Proteínas, contendo também Amido, Fibras solúveis, Antioxidantes, Vitaminas A e do Complexo B, Sais Minerais, Ferro, Potássio e Zinco. 

MODO DE CONSUMO: É servida quente ou fria, em saladas, acompanhada de arroz ou com molho e massas; Verde: idêntica à lentilha marrom;  Amarela: muito usada em pratos indianos; Vermelha: após cozinhar, fica com uma consistência mais cremosa, podendo ser usada em cremes, sopas, ensopados, cozida com arroz, em risoto, salada ou cozida.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Apresenta uma ação benéfica na redução do colesterol e na regularização dos níveis de açucar no sangue, promove uma absorção mais lenta da glicose, evitando a hiperglicemia (açúcar elevado no sangue), a fibra insolúvel contribui para aumentar o bolo fecal, prevenindo a ostipação e patologias digestivas e cardiovasculares. Melhorando a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.

 

 

COMPOSIÇÃO :  Vitaminas do complexo B; C; Sais minerais: Cálcio; Fósforo;  Ferro;  Potássio; Tem poucas proteínas;  Quase nenhuma gordura; É rica em fibras solúveis .

Folhas: Proteínas bastante digestíveis, quando desidratadas; Ricas em Vitaminas: A; B1; B2; Sais Minerais: Cálcio;  Zinco; Magnésio; Cobre; Ferro.

MODO DE CONSUMO: É um alimento bastante versátil, podendo ser usado em forma de farinha, frita, como pa~es, cuscuz, tapioca, ensopados, saladas, farofas, purês, cozidos e ensopados. 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Farinha: - Com ela, preparam-se cataplasmas para debelar abscessos, inflamações superficiais e até mesmo queimaduras leves; Raiz cozida: - Eficiente coadjuvante no combate a diarréias (torna as fezes mais rijas); Mingau: - Recomendado para crianças, convalescentes em geral, e também para pessoas idosas.

 

 

COMPOSIÇÃO: Sais Minerais, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Magnésio, Zinco, Vitaminas C, do complexo B e Betacaroteno (provitamina A). fica delicioso, quando colocado na panela do feijão que está a cozinhar;

MODO DE CONSUMO: Refogado, cru em rodelas com sal e limão, cozidos e ensopados.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Auxilia no combate e prevenção dos distúrbios da próstata; Diminui o depósito do mau colesterol; Acaba com aquelas manchas brancas das unhas; É bom coadjuvante de cicatrização de ferimentos diversos.

 

 

 

COMPOSIÇÃO: Sais Minerais, Cálcio, Ferro, Potássio, Proteínas, Vitaminas B1, B2 e C, Ácidos Aromáticos e Fibras.

MODO DE CONSUMO: Todas as partes desta hortaliça podem ser ingeridas, em assados, fritos ou cozidos, ou ainda:

- Folhas (que muita gente despreza e joga fora): podem ser comidas em saladas, sopas, caldos, refogados ou recheios;

- Talos: Preparados e ingeridos da mesma maneira;

- Raiz (conforme a espécie, é comprida ou redonda, branca ou amarela) - podemos fazer saladas cruas, aliás, esta é a melhor maneira de aproveitamento de todos os seus nutrientes.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Elimina a retenção de líquidos no organismo; Purifica o sangue; Ativa o metabolismo; Alivia a tosse, a bronquite e a asma, a partir de um xarope, preparado com seu suco, feito com a raiz, cortada em rodelas; Atua contra os cálculos da vesícula biliar, quando feito um suco do nabo branco; Inflamações intestinais crônicas são combatidas com a raiz do nabo branco, preparando-se um caldo ou mesmo uma sopa e bebendo-se duas xícaras das de chá, durante o dia; Preparado em forma de cataplasma, depois de cozido, é eficaz contra frieiras e inflamações; Contém alguns compostos sulfurosos protetores contra alguns tipos de câncer.

 

 

COMPOSIÇÃO: É rico em sais minerais diversos, proteínas e vitaminas: Betacaroteno, Complexo B, C, carboidratos, fibras.

MODO DE CONSUMO: VERDE:  Espiga completa: assada na brasa ou cozida;  Grãos podem fazer parte de saladas, ou como componentes de inúmeros pratos;

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Grande auxiliar do sistema nervoso;  Devido às fibras, melhora o funcionamento dos intestinos; Aumenta a resistência orgânica.

 

 

COMPOSIÇÃO: Contém: Vitaminas A e C; Sais minerais ( Sílica; Flúor; Ferro; Potássio; Enxofre; Magnésio); Fibras; 95% de água; Carboidratos.

MODO DE CONSUMO: Uma das formas é em conserva, mas a maneira mais comum e saudável é comer o pepino cru, em salada, de preferência, com a casca, que tem fibras, sais minerais citados a seguir, além de enzimas que facilitam a digestão.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Principais ações terapêuticas são: Ótimo para: fígado, rins, vesícula, cabelos, unhas – devido à presença da Sílica e do Flúor; Suco: eficaz para o aparelho digestivo e a bexiga, também é purificante,  e ajuda a eliminar a gordura da pele, sendo muito usado em máscaras faciais, em cremes, loções e outros cosméticos; Misturado com mel: eficiente para distúrbios da garganta; Regula a pressão arterial; É calmante e diurético.

 

 

COMPOSIÇÃO: Rica em Sais Minerais (Cálcio, Fósforo, Ferro), Vitaminas A, complexo B, B1, B2 e B5, C e Fibras.

MODO DE CONSUMIR : Ela pode ser consumida crua, bem picadinha, em saladas; - cozida; - em tortas; - em sopas; - em sanduíches, mas é preciso cuidado, quando misturar com outros alimentos, porque o seu sabor muito forte, pode sobressair.  

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Sua ação pode ser anti-séptica, digestiva ou desinfetante.

 

COMPOSIÇÃO : Proteínas, Carboídratos, Fibras, Sais Minerais, Cálcio, Ferro, Fosforo, Potássio, Vitaminas do Complexo B e C, Tem 905 de água.

MODO DE CONSUMO: Por ser altamente versátil, o palmito pode se adaptar muitíssimo bem a várias combinações de alimentos, compondo variados pratos, como pizzas, pastéis, patês, saladas, crepes e moquecas.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos. O Potássio presente no palmito ajuda a controlar a pressão arterial.

 

COMPOSIÇÃO : O pimentão verde, contém grande concentração de Vitamina C, enquanto o vermelho tem mais Vitamina A; De um modo geral, o pimentão tem: Sais minerais (cálcio; fósforo; ferro; sódio, embora em pequena quantidade), mas é rico em potássio;  é boa fonte de Beta-caroteno (provitamina A); e contém ainda vitaminas A, B1, B2, B3, P (bio-flavonóides).

COMO CONSUMO:  O pimentão tanto é usado como prato principal, como complemento de diversos outros, como em saladas, maioneses, molhos, pastas, ensopados, recheados, canapés, cru fatiado, cozido no vapor ou como acompanhamento para outros pratos. 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Acelera a cicatrização de feridas, previne a arteriosclerose; controla o colesterol; aumenta a resistência física; combate alergias; previne a formação de hemorróidas; ajuda na absorção do Ferro nos intestinos; reduz a concentração de histamina, sendo muito útil nos casos de asma; é eficaz nos casos de enjôos e eficiente para controlar a incontinência urinária. Gargarejo: Meia colher de café de uma tintura feita com pimentões, numa proporção de 10%, diluída num copo d’água é muito eficaz nas faringites; Suco: Espremer pimentão fresco, numa dose de 10 a 15 ml,  para ativar e esvaziar a vesícula biliar.

 

COMPOSIÇÃO :  O quiabo é urn vegetal de alto valor nutritivo. Contém boa quantidade de vitaminas A e C e do complexo B. Além disso, é rico em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e cobre. O quiabo é um alimento rico em Fibras, além de ser fonte de Cálcio, Sódio, Potássio e Magnésio. Também apresenta Vitaminas C, do Complexo B e Betacaroteno (provitamina A). O quiabo é um alimento rico em Fibras, além de ser fonte de Cálcio, Sódio, Potássio e Magnésio. Também apresenta Vitaminas C, do Complexo B e Betacaroteno (provitamina A).
É um vegetal pobre em calorias e rico em amido, que apresenta alto teor de folato. É, também, uma rica fonte das vitaminas antioxidantes A e C e de potássio, eletrólito que mantém o equilíbrio de líquidos no organismo e que ajuda a transmitir os impulsos nervosos, além de ser necessário para o exercício muscular e o metabolismo.

MODO DE CONSUMO :  refogada, cozida, assada, em sopas e em saladas.
OBSERVAÇÃO:  Se você não gosta daquela “babinha” do quiabo, basta pingar gotinhas de limão, depois de cortado, antes de prepará-lo. . Sua viscosidade não agrada algumas pessoas, mas é uma forma excelente de espessar sopas e ensopados. Para evitar essa secreção viscosa que o quiabo libera à medida que cozinha, o jeito é cozinhá-lo no vapor ou escaldá-lo até que fique macio.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Entre outras propriedades, o quiabo age como regulador do intestino, como suave laxante e ajuda na formação dos glóbulos vermelhos do sangue.

 

COMPOSIÇÃO : Rica em vitaminas A e C; - Sais minerais.

MODO DE CONSUMIR :  É usada para temperar carnes, embutidos em geral, verduras, ovos, molhos, sopas, marinados, vinagres aromáticos e iguarias orientais, como o sushi. Deve ser consumida logo depois de moída, caso contrário, perde o aroma.

Observação :  É contra-indicada para pessoas com distúrbios do estômago ou do intestino, além disso, pessoas sensíveis podem apresentar náuseas, queimação, vômitos, irritação nasal.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Eficiente ação anti-séptica, antiescorbútica, digestiva, diurética, estimulante e laxativa, bem como é eficaz na gripe, febre, infecção urinária, reumatismo, dores musculares, bronquite e rouquidão.

 

 

COMPOSIÇÃO : É rico em fibras; sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre); vitaminas A, do complexo B, C.

MODO DE CONSUMO: O repolho pode ser usado em saladas, sopas, ensopados e refogados, além de outras opções, tais como na culinária oriental caso do “charuto árabe” , quando é recheado com carne, cebola e outros temperos. Pode ser consumido cru ou cozido, mas o ideal é que seja cru, porque é menos indigesto e provoca menos gases e, além disso, há maior aproveitamento da Vitamina C nele contida.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Contém antioxidantes e substâncias que melhoram a resistência contra doenças. Diminui o risco de doenças do coração, derrame e ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ajudar na cicatrização de úlceras pépticas. Mas pode causar distensão abdominal e flatulência, desprende um odor forte e desagradável de enxofre, durante o cozimento e ao expelir gases intestinais.

 

 

COMPOSIÇÃO : O Rabanete é um alimento muito rico em Vitamina C. Mas  também apresenta Enxofre, Potássio, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Cloro e Magnésio.

MODO DE CONSUM\O: Deve ser consumida crua em saladas, para um melhor aproveitamento de seus nutrientes. Já as folhas e sementes, que também contém Vitaminas e minerais, podem ser preparadas em saladas, sopas e refogados.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Rstimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias, ajuda o funcionamento dos rins e do fígado, além  de evitar a formação de cálculos na vesícula e rins.

 

 

COMPOSIÇÃO :  Pequenas quantidades de vitamina C, E e Betacaroteno;  sais minerais (Cálcio, Potássio, Ferro, Fósforo, Sódio e Magnésio); Celulose (fibras).                           

MODO E CONSUMIR :  As folhas dão sabor especial a sopas e molhos; - os talos podem ser servidos crus, em saladas, ou cozidos junto com outros legumes.  Pode servido também como entrada, com a característica de estimular o apetite.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Auxilia no controle do colesterol e da pressão arterial; é diurético;  é calmante; anticancerígeno;  recomendado para atletas, devido ao seu conteúdo de potássio.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Deve ser evitado por pessoas que tenham restrição ao sal, pois tem bastante sódio. 

 

 

COMPOSIÇÃO: É uma boa fonte de Carboidratos, Proteínas, Sais Minerais, Cálcio, Fósforo, Ferro, Vitaminas A, C e do complexo B, Ácidos fortes que aumentam a secreção dos sucos gástricos, ajudando assim na digestão dos alimentos.

MODO DE CONSUMO: Como já foi dito, o jiló só deve ser preparado e consumido ainda verde, jamais maduro, podendo ser:  frito ; cozido;  refogado; ensopado, ou como a criatividade culinária indicar.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Estimulante do metabolismo do fígado e vesícula biliar; Regula o aparelho digestivo; Eficaz contra a diarréia; É remineralizante; Útil contra resfriado, gripe e febres (cozido e/ou em infusão); Melhora o estado geral das pessoas enfraquecidas; Eficiente na cura das feridas na boca e da língua.

 

 

Rabanete

Repolho

Rúcula

Salsão (Aipo)

Salsa (Salsinha, Salsa de Cheiro ou Salsa das Hortas)

Taioba

Vagem

COMPOSIÇÃO :  Pequenas quantidades de vitamina C, E e Betacaroteno;  sais minerais (Cálcio, Potássio, Ferro, Fósforo, Sódio e Magnésio); Celulose (fibras).                           

MODO E CONSUMIR :  As folhas dão sabor especial a sopas e molhos; - os talos podem ser servidos crus, em saladas, ou cozidos junto com outros legumes.  Pode servido também como entrada, com a característica de estimular o apetite.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Auxilia no controle do colesterol e da pressão arterial; é diurético;  é calmante; anticancerígeno;  recomendado para atletas, devido ao seu conteúdo de potássio.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Deve ser evitado por pessoas que tenham restrição ao sal, pois tem bastante sódio. 

 

 

COMPOSIÇÃO : Sais minerais (Cálcio; Fósforo;  Ferro);  Proteínas; Vitaminas A, B1, B2, C. 

MODO DE CONSUMO: Cozida, em ensopados, refogada, assada, em bolinhos, suflês, tortas e como salada.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Tem ação digestiva.

 

 

COMPOSIÇÃO : Sais Minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo, Manganês, Zinco, Vitaminas A, Complexo B, C e Fibras.

MODO DE CONSUMO:  Na culinária, se não for preparada em sopas ou cozidos, deve ser cozida no vapor para que possamos aproveitar ao máximo seus nutrientes, principalmente, quando utilizada em saladas ou acompanhamentos.  

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Limpa e desintoxica o intestino devido ao alto teor de fibras em sua composição e é ótima fonte de  energia.

 

 

Tomate

COMPOSIÇÃO: Sais Minerais, Potássio, Sódio, Fósforo, Cálcio, Cloro, Magnésio, Ferro, Vitaminas Betacaroteno (Provitamina A), Complexo B, C, E e Licopeno.

MODO DE CONSUMO: Em saladas, como tempero ou, até mesmo como aperitivo, em forma de suco, usado para fazer molhos.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Tem ação:  antitóxica;  laxante; antioxidante e anticancerígena, devido à presença do licopeno; ajuda o organismo a combater infecções; combate o desgaste mental, as perturbações digestivas e  pulmonares.

Observações:  O consumo  regular de tomate, diminui o risco de câncer da próstata, de acordo com pesquisas da Universidade de Harvard;

 

 

O QUE SÃO HORTALIÇAS?

São assim denominadas as verduras, os tubérculos, as raízes e as leguminosas, isto é, aqueles que são cultivados em hortas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VERDURAS E LEGUMES?

VERDURAS : São as hortaliças verdes, folhudas;

LEGUMES : São as demais: cenoura, rabanete, nabo, cebola, etc.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE HORTALIÇAS

Flor   :  alcachofra, brócolis e couve-flor;

Fruto :  abóbora, berinjela, chuchu, ervilha em grão, jiló, maxixe, moranga, pimentão, pepino, quiabo e tomate;

Legume : ervilha e feijão-vagem;

Raiz  :   batata-doce, beterraba, cenoura, mandioquinha, mandioca, nabo e rabanete;

Tubérculo :  batata, cará e inhame;

Bulbo :  cebola;

Haste :  aspargo.

AS HORTALIÇAS TÊM AÇÃO TERAPÊUTICA?

Sim, mas com restrições e apenas como auxiliar nos tratamento médicos.

 

Código:

001

Nome:

Alecrim - Rosmarinus officinalis

Família:

Lamiaceae (Labiatae)

 

 

 

 

 

 

Origem: Mediterrâneo

Cultivo - Solo/Clima: Tem preferencia por solos secos de natureza calcária, mas se dá bem em qualquer tipo de terreno, desde que bem drenados, o excesso de água pode mata-lo. É possível cultivá-lo em vasos, lembrando sempre de colocar o seu alecrim em um local onde exista de 5 a 6 horas de sol/dia. Ciclo de vida: 9 anos.

Partes usadas: Folhas e flores.

Uso Medicinal e culinário: É utilizado em forma de infusão como tônico geral e cardíaco, para gripe, cólicas, é antiinflamatório e possui ação anti-espasmódica. Na forma de tintura é usado para combater reumatismo. Não é indicado para quem tem problemas no coração. Na culinária é indicado para carnes, batatas, queijos, peixes e massas.

 

 

  • s-facebook
  • Twitter Metallic

©hortaterapia. All rights reserved.

bottom of page